quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Jovem fere 9 colegas em ataque a escola na Alemanha

Um estudante, armado com um machado e coquetéis molotov, feriu nesta quinta nove alunos na escola de ensino médio na qual estudava, no sul da Alemanha. O agressor foi baleado pela polícia e preso, segundo as autoridades. O jovem entrou na escola Carolinum, na cidade bávara de Ansbach, e lançou dois explosivos, que não chegaram a causar um incêndio de grandes proporções, de acordo com o bombeiro Horst Settler. Segundo o chefe dos policiais presentes na cena do crime, Udo Dreher, todos os feridos eram alunos. Ele disse que duas jovens estavam em estado grave.

A polícia não podia confirmar os relatos da imprensa, segundo os quais o jovem lançou os coquetéis dentro de uma sala de aula. Todos os 700 estudantes foram retirados do local. Dreher disse que a polícia recebeu a denúncia às 8h35 (hora local). Quando chegaram à escola, feriram o estudante a tiros e o prenderam.

O promotor Gudrun Lehnberger afirmou que o jovem está detido sob suspeita de tentativa de homicídio. Lehnberger disse que estão sendo investigadas as motivações do estudante para a agressão, apenas três dias após o início do novo ano letivo na Baviera.

O incidente foi o segundo ataque em uma escola da Alemanha neste ano. Em março, Tim Kretschmer, de 17 anos, matou a tiros 12 pessoas em sua antiga escola em Winnenden, no sul do país. Ele fugiu do local e matou outras três pessoas, antes de se suicidar. Após o ataque de Kretschmer, a Alemanha tornou mais rígidos os controles para os proprietários de armas.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Professores orientam sobre mudança na língua portuguesa

Nova ortografia

Do JC Online
UFPE e UPE já vão aceitar as regras do novo acordo
UFPE e UPE já vão aceitar as regras do novo acordo


O novo acordo ortográfico só será exigido em concursos e vestibulares do Brasil a partir de 2012. No entanto, alguns exames para ingresso em universidades no País já adotam o modelo neste ano. "Nós elaboraremos as provas levando em consideração o novo acordo, mas na hora da correção seremos tolerantes. Iremos considerar também a antiga norma até 2011", disse a presidente da Comissão de Vestibular (Covest), Lícia Maia. A Universidade de Pernambuco (UPE) também já vai incluir as novas regras a partir deste vestibular.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

DÚVIDAS DE PORTUGUÊS

ENFEIANDO ou ENFEANDO?

Não há “i” no gerúndio de “enfear” e de todos os demais verbos terminados em
“-ear”:

estrear = estreando;
passear = passeando;
recear = receando;
frear = freando;
enfear = enfeando.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Nenhuma instituição pernambucana recebe conceito máximo do MEC



Do JC Online

Com informações do MEC e UOL

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta segunda-feira (31) os índices gerais de cursos das instituições (IGC) para todas as universidades, centros universitários e faculdades do País. Apenas 1% das instituições conseguiram nota máxima em avaliação do MEC (Ministério da Educação). De acordo com o IGC (Índice Geral de Cursos) de 2008, 21 das 2.001 instituições ganharam conceito 5, que é o melhor. O resultado final é expresso em valores contínuos, que vão até 500, e em faixas até cinco. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) foram as únicas instituições públicas do Estado a ficar com conceito 4. Se forem considerados os valores contínuos, a UFPE aparece na 19ª posição no ranking nacional das universidades, tendo a melhor pontuação do Norte e Nordeste (347). Entre as faculdades particulares, somente a Marista e a Faculdade do Agreste de Pernambuco receberam conceito 4.