quinta-feira, 27 de maio de 2010

UFPE anuncia mudanças para o Vestibular 2010.2

Do JC Online

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou mudanças para o Vestibular 2010.2, que será realizado até julho, uma vez que o segundo semestre letivo de 2010 começa em agosto. Serão utilizadas apenas questões com proposição de múltipla escolha, ficando de fora as questões abertas e numéricas (V ou F). O exame do meio do ano será para os cursos de engenharia do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), câmpus Recife, e as licenciaturas em física, matemática e química, do Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru. Esses cursos tiveram vagas ociosas no último vestibular.

As vagas para os cursos a distância oferecidos pela UFPE também serão disputadas no Vestibular 2010.2. São oferecidas as licenciatura em letras – português (polos Ipojuca, Limoeiro, Pesqueira, Trindade, Jaboatão dos Guararapes e Recife), letras – espanhol (Garanhuns, Surubim, Tabira, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife) e matemática (polos Garanhuns, Surubim, Tabira, Jaboatão dos Guararapes e Recife).

São 233 vagas para as engenharias e 40 vagas para cada curso oferecido em Caruaru. Para a modalidade a distância serão disponibilizadas 850 vagas, sendo 300 para letras – português; 300 para letras – espanhol e 250 para matemática.

Os cronogramas com prazos e valor de inscrição, datas das provas e resultados dos vestibulares serão divulgados depois.

O vestibular para engenharias segue o modelo do Vestibular 2010 da UFPE, tendo o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como primeira fase e provas específicas elaboradas pela Covest (Comissão de vestibular) na segunda etapa. A nota do último Enem valerá 45% da média final. Os outros 55% serão conquistados com o desempenho em quatro provas (matemática, física, química e redação, além de duas questões discursivas de português).

Não haverá teste de língua estrangeira. Como as questões não serão abertas, o tempo de aplicação também foi reduzido. Ao invés de 4 horas e meia, os feras terão quatro horas para responder o exame. Segundo Ana Cabral, pró-reitora acadêmica da universidade, provavelmente os alunos farão a redação, duas discursivas e química no primeiro dia. Física e matemática ficariam para o segundo, mas ainda não foi confirmado.

A seleção do Centro Acadêmico do Agreste vai dispensar o Enem, sendo aplicada uma única etapa em dois dias consecutivos de provas. As questões poderão ser respondidas em até quatro horas e meia. No primeiro dia, redação, duas discursivas, português (gramática e literatura), língua estrangeira, história e geografia. No segundo, provas de física, química, matemática e biologia.

Meio ambiente e sustentabilidade

Nunca antes se debateu tanto sobre o meio ambiente e sustentabilidade. As graves alterações climáticas, as crises no fornecimento de água devido a falta de chuva e da destruição dos mananciais e a constatação clara e cristalina de que, se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos deixará de existir.

Cientistas, pesquisadores amadores e membros de organizações não governamentais se unem, ao redor do planeta, para discutir e levantar sugestões que possam trazer a solução definitiva ou, pelo menos, encontrar um ponto de equilíbrio que desacelere a destruição que experimentamos nos dias atuais. A conclusão, praticamente unânime, é de que políticas que visem a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade de projetos econômicos de qualquer natureza deve sempre ser a idéia principal e a meta a ser alcançada para qualquer governante.

Em paralelo as ações governamentais, todos os cidadãos devem ser constantemente instruídos e chamados à razão para os perigos ocultos nas intervenções mais inocentes que realizam no meio ambiente a sua volta; e para a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações. Destinar corretamente os resíduos domésticos; a proteção dos mananciais que se encontrem em áreas urbanas e a prática de medidas simples que estabeleçam a cultura da sustentabilidade em cada família.

Assim, reduzindo-se os desperdícios, os despejos de esgoto doméstico nos rios e as demais práticas ambientais irresponsáveis; os danos causados ao meio ambiente serão drasticamente minimizados e a sustentabilidade dos assentamentos humanos e atividades econômicas de qualquer natureza estará assegurada.

Estimular o plantio de árvores, a reciclagem de lixo, a coleta seletiva, o aproveitamento de partes normalmente descartadas dos alimentos como cascas, folhas e talos; assim como o desenvolvimento de cursos, palestras e estudos que informem e orientem todos os cidadãos para a importância da participação e do engajamento nesses projetos e nessas soluções simples para fomentar a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente.

Uma medida bem interessante é ensinar cada família a calcular sua influência negativa sobre o meio ambiente (suas emissões) e orientá-las a proceder de forma a neutralizá-las; garantindo a sustentabilidade da família e contribuindo enormemente para a conservação do meio ambiente em que vivem. Mas, como se faz par calcular essas emissões? Na verdade é uma conta bem simples; basta calcular a energia elétrica consumida pela família; o número de carros e outros veículos que ela utilize e a forma como o faz e os resíduos que ela produza. A partir daí; cada família poderá dar a sua contribuição para promover práticas e procedimentos que garantam a devolução à natureza de tudo o que usaram e, com essa ação, gerar novas oportunidades de redá e de bem estar social para sua própria comunidade.

O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará; gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem a sustentabilidade dessas práticas; estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória, para ela mesma, e para as gerações futuras.

domingo, 16 de maio de 2010

Inscrições para o programa Global Changemakers estão abertas


Os vencedores, que devem ter entre 18 e 24 anos, irão representar vários países no primeiro Latin America Youth Summit

Da Redação do pe360graus.com

Divulgação

Foto: Divulgação

O Conselho Britânico está com inscrições abertas para o programa "Jovens Ativistas Sociais", conhecido como Global Changemakers. Os selecionados participarão de um encontro internacional no Rio de Janeiro, em agosto, para trocar experiências e conhecimentos sobre questões regionais e globais.

As inscrições para o programa podem ser feitas até o dia 4 de junho. Os vencedores, que devem ter entre 18 e 24 anos, irão representar vários países no primeiro Latin America Youth Summit. Os participantes poderão trocar experiências, melhorar o conhecimento sobre questões globais e regionais, além de aprender técnicas de gerenciamento de projetos.

O evento acontece na primeira semana de agosto e todas as despesas e passagens serão pagas pelo programa. Para participar, é necessário que se saiba fazer apresentações e expressar-se bem em inglês.

SELEÇÃO

Para participar, antes de qualquer coisa, é preciso se cadastrar no site do programa. Após confirmar o cadastro, é preciso clicar no banner “sign in”. Após preencher o formulário, é preciso postar um vídeo no youtube, explicando o seu projeto social ou voluntariado, e expor seu interesse no programa.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Curta-metragem

Curta-metragem, ou simplesmente curta, é um filme de duração inferior a trinta minutos, havendo no entanto quem para o classificar estabeleça um padrão variável de mais ou menos dez minutos.

O termo começou a ser utilizado nos Estados Unidos na década de 1910, quando boa parte dos filmes começava a ter durações cada vez maiores.

O gênero que mais utilizou o formato de curta-metragem foram as animações. Ainda hoje há muitos filmes com acção ao vivo (live-action) e de animação produzidos como curta-metragem, havendo inclusive um premio dos Oscar para cada tipo.

Formato bastante difundido e em expansão no Brasil desde os anos 70, a curta-metragem é também adoptada em documentários, filmes de estudantes e filmes de pesquisa experimental.

Segundo a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) em sua Instrução Normativa 22, anexo I, a definição de Curta-Metragem é dada a filmes de até 15 minutos, Média-Metragem para filmes com tempo acima de 15 minutos e até 70 e Longa para filmes com mais de 70 minutos.

Ilha das Flores

"Ilha das Flores" é como a sensação de acariciar e provocar cócegas no corpo de uma pessoa e, de repente, quando este está com todas as defesas naturais abertas, lhe aplicar um violento soco nos órgãos genitais. É um grito de dor e horror no final - pela verdade que traz em suas imagens. Assim, não há ninguém capaz de resistir ao impacto que este curta provoca. Claro que há os que podem discordar da forma narrativa e mesmo do fato de fazer uma abordagem de um drama tão terrível de nossa realidade utilizando o humor. Entretanto, ninguém pode negar a inteligência, a competência e criatividade com que o filme foi desenvolvido.