sexta-feira, 27 de agosto de 2010

James Cameron quer que Avatar seja novo Guerra nas Estrelas


Cineasta se diz admirador de trabalhos épicos de fantasia e ficção


Chris Pizzello/18.12.2009/APChris Pizzello/18.12.2009/AP

James Cameron quer seguir os passos de gigantes do cinema da fantasia e ficção

O cineasta James Cameron quer que o projeto de saga iniciado com Avatar se transforme em um novo fenômeno comparável a histórias como Guerra nas Estrelas, Jornada nas Estrelas e as obras de J.R.R. Tolkien, informou nesta quinta-feira (26) o diário Los Angeles Times em seu site.

O diretor de Titanic (1997) se declarou um admirador dos universos criados por George Lucas e Gene Roddenberry e confessou que quer seguir seus passos com Avatar.

- Você tem que competir com estes outros trabalhos épicos de fantasia e ficção, os Tolkiens, Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas. As pessoas querem uma realidade alternativa e querem os detalhes que a enriquecem.

Avatar volta aos cinemas americanos neste fim de semana com uma versão estendida com mais oito minutos de duração. Além disso, Cameron está terminando um romance sobre o filme que deve ser lançado em novembro e trará mais detalhes sobre os personagens da história, assim como do planeta Pandora.

- Será a bíblia para qualquer publicação futura e a referência para os roteiristas que quiserem trabalhar sobre este mundo.

O romance servirá para construir os dois próximos filmes que completarão a trilogia de Avatar nesta década.

Arte-livre tem como tema “Escola: espaço de exercício da cidadania”


Divulgação
Divulgação


As inscrições para a 5ª edição do Concurso Arte-Livre, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE) já estão abertas. Crianças e adolescentes matriculados no Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) e no Ensino Médio podem participar. Para isso, basta imprimir e preencher a ficha disponível no site: www.cedca.pe.gov.br que, posteriormente, deverá ser entregue junto com o material final, na sede do órgão, localizada na Rua Correia de Araújo, 93, Graças.

Com o tema: “Escola: espaço de exercício da cidadania” espera-se ampliar a discussão sobre os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, através de manifestações artísticas e culturais. Os estudantes podem participar na categoria desenho e texto – para estudantes matriculados no Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano – e texto – para os alunos matriculados do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio.

Os desenhos serão separados para a avaliação por grupo-série/ano. Serão considerados aqueles que obtiverem a maior pontuação de acordo com os critérios: acabamento – 2,0; criatividade – 2,0; originalidade – 2,0; tema – 2,0; beleza – 2,0. Em caso de empate, será considerado vencedor o desenho que tiver maior pontuação em criatividade e originalidade. Os textos também serão separados para avaliação por grupo-série/ano. Os vencedores serão aqueles que obtiverem maior criatividade – 2,0; originalidade – 2,0; conteúdo -2,0; clareza no desenvolvimento das idéias – 2,0; correção ortográfica do texto – 2,0.

Do 1º ao 5º ano serão premiados os dois melhores desenhos e textos. Já do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio serão escolhidos os quatro melhores textos. Cada vencedor receberá um notebook e um kit de literatura infanto-juvenil, além de ter o trabalho publicado em uma agenda que circulará em 2011.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Tire suas dúvidas sobre o Enem

Veja respostas das principais dúvidas sobre o Enem:

Como o Enem pode ser usado para a seleção em universidades?
Desde o ano passado, as universidades podem usar o exame como fase única, com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), como primeira fase do vestibular, combinado com o vestibular da instituição ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Como saber quais universidades usam o Enem?
Ainda não há uma lista completa de universidades que usarão o Enem, mas a maioria das universidades federais usará a nota. O MEC orienta o estudante a pesquisar nas universidades de interesse.

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) usarão a nota do Enem?
Não. Neste ano, as duas universidades desistiram de usar a nota do exame, porque não seria possível usar o resultado para compor a primeira fase dos dois vestibulares. O mesmo ocorreu no ano passado, devido ao vazamento da prova.

Além do ingresso em universidades, para que pode ser usado o Enem?
Pessoas que não concluíram ou não cursaram o ensino médio podem fazer a prova para conseguir o certificado de conclusão. O Enem substituiu a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para os maiores de 18 anos que buscam o certificado. Para os não concluintes, a possibilidade já existia no ano passado, mas as regras para a certificação só foram estabelecidas pelo Inep em fevereiro de 2010. Já aqueles que não cursaram o ensino médio poderão participar do Enem pela primeira vez. Caso atinja a pontuação mínima exigida, que é de 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 na redação, o candidato terá direito ao certificado.

Quem emite o certificado de conclusão do ensino médio?
A emissão do certificado é de competência das secretarias estaduais de educação. Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os centros federais de educação tecnológica (Cefets) também podem fazer a certificação com base nos resultados do Enem. O candidato deve, no ato da inscrição, indicar a secretaria, instituto ou centro federal pelo qual pretende obter a certificação.

Como é a prova?
Tem 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Neste ano, haverá pela primeira vez questões de língua estrangeira. O aluno deverá escolher entre inglês e espanhol. No primeiro dia de prova (6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7 de novembro), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, e também terão de fazer uma redação.

Qual será o horário da prova?
No primeiro dia, o exame começará às 13h e acabará às 17h30. No segundo dia, o horário é das 13h às 18h30.

Quais as principais mudanças do Enem?
Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro. Desde o ano passado, o exame foi reformulado e aborda o currículo do ensino médio de modo interdisciplinar.

Quem vai elaborar o exame?
Os responsáveis pela elaboração serão o Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) e a Fundação Cesgranrio. Os dois fizeram a prova do ano passado, em caráter de urgência, após o vazamento da primeira prova, elaborada pelo consórcio Connasel.

Haverá esquema de segurança para evitar nos vazamentos?
Segundo o Inep, as Forças Armadas, as forças policiais federais e estaduais atuarão na segurança do exame. Os Correios ficarão responsáveis pela distribuição.

Quantos estudantes devem fazer o exame neste ano?
A expectativa para este ano é de 4,5 milhões de inscritos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A Aula


Relata a Sra. Thompson, que no seu primeiro dia de aula parou em frente aos seus alunos do 5.º ano e, como todos os demais professores, lhes disse que gostava de todos por igual.

No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que na primeira fila estava sentado um pequeno garoto chamado Teddy.

A professora tinha observado que ele não se dava bem com os colegas de classe e muitas vezes as suas roupas estavam sujas e cheiravam mal.

Houve até momentos em que ela sentia prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir as suas provas e trabalhos.

Ao iniciar o ano letivo, era solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar conhecimento das anotações feitas em cada ano. A Sra. Thompson deixou a ficha de Teddy por último.

Mas quando a leu foi grande a sua surpresa.

A professora do 1.º ano escolar de Teddy havia anotado o seguinte: Teddy é um menino brilhante e simpático. Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos. Tem bons modos e é muito agradável estar perto dele.

A professora do 2.º ano escreveu: Teddy é um aluno excelente e muito querido pelos seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos. A vida no seu lar deve estar muito difícil.

Da professora do 3.º ano constava a anotação seguinte: A morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Teddy. Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum interesse e em breve a sua vida será prejudicada se ninguém tomar providências para ajudá-lo.

A professora do 4.º ano escreveu: Teddy anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos. Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na sala de aula.

A Sra. Thompson deu-se conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada. Sentiu-se ainda pior quando se lembrou dos presentes de Natal que os alunos lhe tinham dado, envoltos em papéis coloridos, exceto o de Teddy, que estava enrolado num papel de supermercado.

Lembrou-se de que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver uma pulseira em que faltavam algumas pedras e um frasco de perfume pelo meio.

Apesar das piadas ela disse que o presente era precioso e pôs a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão. Naquele dia Teddy ficou um pouco mais de tempo na escola do que o de costume. Lembrou-se ainda que Teddy lhe disse que ela estava cheirosa como a sua mãe.

Naquele dia, depois de todos saírem, a professora Thompson chorou por longo tempo...

Em seguida, decidiu-se a mudar a sua maneira de ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Teddy.

Com o passar do tempo ela notou que o garoto só melhorava. E quanto mais ela lhe dava carinho e atenção, mais ele se animava.

Ao finalizar o ano letivo, Teddy saiu como o melhor da classe. Um ano mais tarde a Sra. Thompson recebeu uma notícia em que Teddy lhe dizia que ela era a melhor professora que teve na vida.

Alguns anos depois, recebeu outra carta de Teddy contando que havia concluído o secundário e que ela continuava a ser a melhor professora que tivera.

As notícias se repetiram até que um dia ela recebeu uma carta assinada pelo Dr. Theodore Stoddard, seu antigo aluno, mais conhecido como Teddy.

Tempos depois a Sra. Thompson recebeu outra carta, em que Teddy a convidava para o seu casamento e noticiava a morte do seu pai. Ela aceitou o convite e no dia do casamento usava a pulseira que ganhou de Teddy anos antes e também o perfume.

Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por longo tempo e Teddy disse-lhe ao ouvido:

- Obrigado por acreditar em mim e me fazer sentir importante, demonstrando-me que posso fazer a diferença.

Mas ela, com o rosto banhado em lágrimas, sussurrou baixinho:

- Você está enganado! Eu é que agradeço, pois contigo aprendi a lecionar e a ouvir os apelos que ecoam na alma dos alunos…

Mais importante que avaliar as provas e dar notas, o importante e ensinar com amor, mostrando que é sempre possível fazer a diferença….

Desconheço a autoria

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A Origem


Em seu novo longa-metragem Christopher Nolan acredita no público e nas ideias


Foto: Divulgação

Cenas de A Origem prometem deixar o espectador boquiaberto como não ficava desde a série Matrix

Christopher Nolan desafiou os espectadores ao fazer de O Cavaleiro das Trevas muito mais do que um simples e divertido filme de super-herói. A produção era complexa, sombria, com tantos efeitos especiais espetaculares quanto drama. O público embarcou: foram mais de US$ 1 bilhão faturados ao redor do mundo.

Tamanho sucesso credenciou o diretor a comandar um projeto mirabolante em que trabalhava havia mais de dez anos. A Origem, como outras obras do cineasta, investiga a mente, desta vez por meio dos sonhos. Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) comanda uma equipe que compartilha e assim invade os sonhos de pessoas para roubar de seu inconsciente segredos que possam ser utilizados por empresas concorrentes. Um poderoso empresário (Ken Watanabe) procura o serviço para propor algo diferente: que ele implante uma ideia no cérebro do herdeiro de outra companhia (Cillian Murphy). Dom contrata uma nova arquiteta dos sonhos, Ariadne (Ellen Page), e junta sua turma, formada por Arthur (Joseph Gordon-Levitt), Eames (Tom Hardy) e Yusuf (Dileep Rao). Ao mesmo tempo, o passado de Dom, na forma de Mal (Marion Cotillard), vem para assombrá-lo.

Como os sonhos são ambientes cinematograficamente ideais, as cenas vão deixar o espectador boquiaberto como não ficava desde Matrix. Paris dobra-se sobre si mesma, explode em milhões de pedacinhos, jatos de água invadem uma casa tradicional japonesa. Joseph Gordon-Levitt, que faz o responsável por toda a logística do grupo, é quem se diverte mais, andando pelas paredes e pelo teto e levitando em espaços com gravidade zero.

A Origem não é um simples filme de ação, no entanto, e mistura gêneros diversos. Há um golpe em andamento, o que contribui para o suspense, mas também drama e uma história de amor. A fronteira entre heróis e vilões fica ainda mais borrada do que em Cavaleiro das Trevas. O que Dom e sua trupe fazem é ilegal e imoral, mas, ainda assim, torcemos por eles.

O diretor leva seus jogos mentais à última instância e desafia o espectador para que fique ligado nas intricadas camadas de seu roteiro, sem jamais chateá-lo com um quebra-cabeças inútil. É impossível não ficar intrigado. Nolan acredita nas ideias, acredita na imaginação, acredita no público – algo cada vez mais raro, se não inexistente, em Hollywood. E, assim, fez o melhor filme da indústria em anos.