domingo, 30 de setembro de 2012

hoje estou bíblica!


São Mateus, 7

1.“Não julgueis, e não sereis julgados.
2.Pois com o mesmo julgamento com que julgardes os outros sereis julgados; e a mesma medida que usardes para os outros servirá para vós.
3.Por que observas o cisco no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho?
4.Ou, como podes dizer ao teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu?
5.Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Tudo tem seu tempo

É estranho ter que esperar. Nossa eterna adolescência não nos permite ter paciência e parecemos sempre estar correndo contra o tempo para não o perdermos. Contraditório.
Aliás, tenho colecionado várias contradições na existência humana. Não podemos com o tempo, ele sempre nos supera.
Portanto, juntemo-nos a ele. A essência da vida está em vivê-la, degustá-la.


um abraço

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Simbologia da Árvore




Tema simbólico mais rico e mais difundido. Símbolo da vida, em perpétua evolução e em ascensão para o céu, ela evoca todo o simbolismo da verticalidade por seu movimento dinâmico para cima.
Árvore põe igualmente em comunicação os três níveis do cosmo: o subterrâneo, através de suas raízes sempre a explorar as profundezas onde se enterram; a superfície da terra, através de seu tronco e de seus galhos inferiores; as alturas, por meio de seus galhos superiores e de seu cimo, atraídos pela luz do céu.
Simbólica: raízes (terra); galhos (céu) — universalmente considerada como símbolo das relações que se estabelecem entre a Terra e o Céu. É feminina, nutridora e possui ainda uma imagem de quem abriga se assemelhando à Grande Mãe, enraizada no chão com seus galhos alcançando os céus, sendo evocativo da eternidade. Seu verde simboliza imortalidade.
No nível arquetípico, aponta para o tema da Arvore do Mundo ou Axis-Mundo, que é um pilar genético de toda a criação; está plantada no meio do Jardim, no centro do Éden. É freqüentemente um símbolo de centralização da psique individual, do SELF e que pode ser visto como o sustentáculo do mundo. Os sonhos em que se está no alto de uma árvore sugerem uma situação difícil, refletindo rituais de iniciação xamanísticos que por vezes eram descritos como se desenrolando nela.
Entre os celtas, o culto do carvalho pelos druidas é bastante conhecido; em Uppsala, a velha capital religiosa da Suécia, havia um bosque sagrado onde todas as árvores eram consideradas divinas; os eslavos cultuavam árvores e bosques sendo que esse culto ocupava uma posição de destaque entre os cultos druidas e lituanos. Divindades femininas freqüentemente eram veneradas como árvores, daí por vezes, o culto das árvores e florestas sagradas. Para o primitivo, o mundo em geral é dotado de alma, assim, as árvores e plantas também a possuíam.
Na Coréia, acredita-se que as almas daqueles que morrem de peste ou à beira da estrada, assim como as mulheres que morrem de parto instalam-se nas árvores; enquanto que na China, é costume se plantar árvores sobre a sepultura para fortalecer a alma do morto.
Ela encontra ainda na sua simbologia a ligação com a Grande-Mãe que tanto é a doadora da vida como da morte, onde é um símbolo tanto da União com a mãe, que abraça e guarda o filho, como do próprio filho, que através dessa ligação com a mãe, recebe como castigo sua castração e morte. Possui ainda um caráter bissexual, uma vez que além de representar a mãe, também é um símbolo do falo. A vida humana, o desenvolvimento e o processo de transformação da consciência as vezes são simbolizadas pela árvore, que tem um significado mítico de guardiã do tesouro. O que é necessário que se atente é que a árvore não é a mãe, mas uma simbólica do arquétipo materno e a imagem da árvore envolta pela serpente é um símbolo da mãe protegida pelo medo do incesto. Existem vários mitos descrevendo os homens nascendo da árvore e a presença de uma fenda, já é suficiente para relacioná-la à mãe, pois a fenda equivale ao útero. Os Xamãs enterram seus mortos em troncos e o sepultamento em árvores tem o simbolismo de ser encerrado na mãe para poder "renascer. "

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Misericórdia!

Pai misericordioso, receba mais uma alma no seu lado. Que a lembrança, que a saudade, que o sofrimento sirva de aprendizado.

A vida é menos do que avaliamos...

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Aprendendo a existir

Existe um momento da vida da gente, raro como as pedras preciosas, em que a percepção se ativa e se tem a sensação de se acordar de um coma.
Estou me sentindo assim. De repente acredito que desacredito em tudo que acreditava. De repente os valores mudaram, as pessoas mudaram e eu que passava ilesa por tanta mudança alheia acabei por recebê-la toda em um só gole.
O mundo não virou de cabeça para baixo, ele finalmente chegou a seu lugar devido - onde nunca antes esteve, vale salientar.
Isso, claro, é motivo de alegria. Mas não posso esconder o receio. Demorei três décadas para aprender a ver, a ouvir, a falar, a pensar. Enfim, a existir.

Boa noite

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ser REVOLUCIONÁRIO

Ser revolucionário já foi para mim motivo de existir. Eu achava que chocar os outros e dizer o que viesse na ponta de língua era exercer liberdade. Cheguei a achar que os meus heróis eram aqueles cuja postura ia de encontro a normalidade. Ser louco era ser legal.

Hoje penso e luto pela normalidade. Os loucos para mim são muito menos loucos do que eu imaginava. Os loucos são aqueles que causam a fome das crianças e desviam verbas para que essas mesmas crianças não possam crescer com dignidade. Tenho detestado os loucos! Quero que as pessoas parem um pouco para pensar no pouco (?) que podem fazer quer seja votando, quer seja doando suas roupas velhas no Natal, quer seja não jogando lixo no Rio Capibaribe, quer seja não mentindo para os seus pais, quer seja não usando drogas, quer seja pedindo perdão, quer seja perdoando.

Quero uma nova leva de loucos capazes de melhorar o mundo respeitando e agindo diariamente. Quero um exército de loucos que sacrifiquem alguns  minutos do seu dia para pensar no futuro!


Um beijo a todos e uma ótima semana

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Amo esse texto!



Vicente de Carvalho

ESPERANÇA

Só a leve esperança em toda a vida
disfarça a pena de viver, mais nada;
nem é mais a existência resumida
que uma grande esperança malograda.

O eterno sonho da alma desterrada,
sonho que a traz ansiosa e embevecida,
 é uma hora feliz, sempre adiada
 e que não chega nunca em toda a vida.

Essa felicidade que supomos
árvore milagrosa que sonhamos
toda arriada de dourados pomos

existe sim; mas nós não a encontramos,
porque está sempre apenas onde a pomos
e nunca a pomos onde nós estamos.