quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Jovem fere 9 colegas em ataque a escola na Alemanha

Um estudante, armado com um machado e coquetéis molotov, feriu nesta quinta nove alunos na escola de ensino médio na qual estudava, no sul da Alemanha. O agressor foi baleado pela polícia e preso, segundo as autoridades. O jovem entrou na escola Carolinum, na cidade bávara de Ansbach, e lançou dois explosivos, que não chegaram a causar um incêndio de grandes proporções, de acordo com o bombeiro Horst Settler. Segundo o chefe dos policiais presentes na cena do crime, Udo Dreher, todos os feridos eram alunos. Ele disse que duas jovens estavam em estado grave.

A polícia não podia confirmar os relatos da imprensa, segundo os quais o jovem lançou os coquetéis dentro de uma sala de aula. Todos os 700 estudantes foram retirados do local. Dreher disse que a polícia recebeu a denúncia às 8h35 (hora local). Quando chegaram à escola, feriram o estudante a tiros e o prenderam.

O promotor Gudrun Lehnberger afirmou que o jovem está detido sob suspeita de tentativa de homicídio. Lehnberger disse que estão sendo investigadas as motivações do estudante para a agressão, apenas três dias após o início do novo ano letivo na Baviera.

O incidente foi o segundo ataque em uma escola da Alemanha neste ano. Em março, Tim Kretschmer, de 17 anos, matou a tiros 12 pessoas em sua antiga escola em Winnenden, no sul do país. Ele fugiu do local e matou outras três pessoas, antes de se suicidar. Após o ataque de Kretschmer, a Alemanha tornou mais rígidos os controles para os proprietários de armas.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Professores orientam sobre mudança na língua portuguesa

Nova ortografia

Do JC Online
UFPE e UPE já vão aceitar as regras do novo acordo
UFPE e UPE já vão aceitar as regras do novo acordo


O novo acordo ortográfico só será exigido em concursos e vestibulares do Brasil a partir de 2012. No entanto, alguns exames para ingresso em universidades no País já adotam o modelo neste ano. "Nós elaboraremos as provas levando em consideração o novo acordo, mas na hora da correção seremos tolerantes. Iremos considerar também a antiga norma até 2011", disse a presidente da Comissão de Vestibular (Covest), Lícia Maia. A Universidade de Pernambuco (UPE) também já vai incluir as novas regras a partir deste vestibular.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

DÚVIDAS DE PORTUGUÊS

ENFEIANDO ou ENFEANDO?

Não há “i” no gerúndio de “enfear” e de todos os demais verbos terminados em
“-ear”:

estrear = estreando;
passear = passeando;
recear = receando;
frear = freando;
enfear = enfeando.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Nenhuma instituição pernambucana recebe conceito máximo do MEC



Do JC Online

Com informações do MEC e UOL

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta segunda-feira (31) os índices gerais de cursos das instituições (IGC) para todas as universidades, centros universitários e faculdades do País. Apenas 1% das instituições conseguiram nota máxima em avaliação do MEC (Ministério da Educação). De acordo com o IGC (Índice Geral de Cursos) de 2008, 21 das 2.001 instituições ganharam conceito 5, que é o melhor. O resultado final é expresso em valores contínuos, que vão até 500, e em faixas até cinco. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) foram as únicas instituições públicas do Estado a ficar com conceito 4. Se forem considerados os valores contínuos, a UFPE aparece na 19ª posição no ranking nacional das universidades, tendo a melhor pontuação do Norte e Nordeste (347). Entre as faculdades particulares, somente a Marista e a Faculdade do Agreste de Pernambuco receberam conceito 4.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

MEC aplicou pré-teste do Enem a 50 mil alunos


As questões que farão parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano foram testadas por cerca de 50 mil alunos do Brasil entre os dias 16 de junho e 3 de julho. O exame foi realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC), em dez capitais, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Manaus. A intenção era verificar quais perguntas seriam consideradas fáceis ou difíceis por um público semelhante ao que fará o Enem.

Especialistas em avaliação se dividem sobre a segurança de realizar um teste desse tipo. Alguns deles temem fraudes, já que as questões passaram pelas mãos de milhares de alunos e pessoas contratadas para aplicar as provas. Outros argumentam que essa é uma prática comum nos Estados Unidos e em exames internacionais que já usam a moderna metodologia do novo Enem. Para eles, seria quase nula a possibilidade de a prova vazar.

O Enem será realizado nos dias 3 e 4 de outubro por 4,5 milhões de formandos do ensino médio. Neste ano, o MEC mudou o exame para funcionar como um vestibular. Cerca de 20 universidades federais o adotaram como prova única de seus processos seletivos. Além disso, a nota tem sido usada para rankings de escolas particulares. Uma posição boa no Enem é vantajoso no competitivo mercado do ensino privado.

“Para fazer um exame bem feito precisa testar antes. Mas não se pode dizer que a prova foi testada, a prova não existe ainda”, diz o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes. Ele explica que foi realizado um procedimento conhecido como pré-teste, em que 1.800 questões foram aplicadas a estudantes do 2º ano do ensino médio e do 1º ano do ensino superior. Participaram instituições públicas e particulares. Desse total de itens, 180 serão escolhidos para compor o novo Enem. Alguns poucos (cerca de 10%) podem sair de um banco que o Inep já possui.

O que dificultaria a fraude, diz Fernandes, é o fato de cada aluno receber apenas um caderno com 48 dessas questões. “Mesmo que ele tivesse um poder de memorização extremo e decorasse todas, só uma dessas poderia cair na prova.”

domingo, 30 de agosto de 2009

A Metamorfose (Die Verwandlung em alemão), é um conto escrito por Franz Kafka, Sinopse


"Quando Gregor Samsa despertou uma manhã na sua cama de sonhos inquietos, viu-se metamorfoseado num monstruoso insecto ". É deste modo que Kafka inicia a história de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante "obrigado" que deixou de ter vida própria para suportar financeiramente todas as despesas de casa. Numa manhã, ao acordar para o trabalho, Gregor vê que se transformou num inseto horrível com um "dorso duro e inúmeras patas". A princípio, as suas preocupações passam por pensamentos práticos relacionados com a sua metamorfose. Depois, as preocupações passam para um estado mais psicológico e até mesmo sentimental. Gregor sente-se magoado pela repulsa dos pais perante a sua metamorfose. Apenas a irmã se digna a levar-lhe a alimentação, mas mesmo assim a repulsa e o medo também começam a se manifestar. A metamorfose de Gregor vai além da modificação física. É sobretudo uma alteração de comportamentos, atitudes, sentimentos e opiniões. Gregor passa a analisar as coisas que o rodeiam com muito mais atenção. Outra metamorfose ocorre no seio familiar: o pai volta a trabalhar, a irmã (Grete) também arranja um emprego e passam a alugar quartos na própria casa onde habitam. As atitudes dos pais perante o filho retratam ao leitor a idéia que este era apenas o "sustento" da casa. A metamorfose de Kafka não conta apenas a história de um homem que se transformou num inseto. É sobretudo uma história de alerta à sociedade e aos comportamentos humanos. Nesta história, Kafka presenteia-nos com a sua escrita sui generis, retratando o desespero do homem perante o absurdo do mundo. Interessante perceber que em nenhum momento da obra Gregor se dá conta realmente que se transformou num inseto. Apenas observa seus novos membros, órgãos e hábitos, mas com o tempo se acomoda na nova condição sem realmente entender no que se tornara

PENSAMENTO

Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim.

Jean-Paul Sartre

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Pré-matrícula para ProJovem Urbano começa na segunda-feira

Do JC Online

A pré-matricula para o Programa de Qualificação e Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) começa na próxima segunda-feira (31) no Recife. Podem se inscrever as pessoas que estão na faixa etária dos 18 aos 29 anos interessadas em concluir o ensino fundamental (1ª a 8ª série) no prazo máximo de um ano e meio. A iniciativa abrange as 16 escola-núcleos do Recife localizadas nas seis regiões político-administrativas da cidade (RPAs). O projeto oferece 3.150 vagas, número menor do que no ano passado quando foram ofertadas 5 mil.

As inscrições vão até dia 22 de setembro, das 9h às 16h, em 16 escolas municipais do Recife, com exceção da unidade de ensino municipal Diácono Abel Gueiros localizada na Macaxeira, Zona Norte da capital pernambucana, que fará pré-matrícula no Centro Público de Casa Amarela.

As pessoas devem levar, no ato da inscrição, carteira de identidade, o original e a cópia do comprovante de residência e a declaração de escolaridade - quem não tiver será submetido a uma entrevista para verificar se sabe ler e escrever.

Os alunos terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 100. Se o número de pré-inscritos superar o das vagas disponíveis, a escolha será feita através de um sorteio em Brasília (DF). As aulas devem começar em outubro.

Pré-matrícula para ProJovem Urbano começa na segunda-feira

Do JC Online

A pré-matricula para o Programa de Qualificação e Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) começa na próxima segunda-feira (31) no Recife. Podem se inscrever as pessoas que estão na faixa etária dos 18 aos 29 anos interessadas em concluir o ensino fundamental (1ª a 8ª série) no prazo máximo de um ano e meio. A iniciativa abrange as 16 escola-núcleos do Recife localizadas nas seis regiões político-administrativas da cidade (RPAs). O projeto oferece 3.150 vagas, número menor do que no ano passado quando foram ofertadas 5 mil.

As inscrições vão até dia 22 de setembro, das 9h às 16h, em 16 escolas municipais do Recife, com exceção da unidade de ensino municipal Diácono Abel Gueiros localizada na Macaxeira, Zona Norte da capital pernambucana, que fará pré-matrícula no Centro Público de Casa Amarela.

As pessoas devem levar, no ato da inscrição, carteira de identidade, o original e a cópia do comprovante de residência e a declaração de escolaridade - quem não tiver será submetido a uma entrevista para verificar se sabe ler e escrever.

Os alunos terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 100. Se o número de pré-inscritos superar o das vagas disponíveis, a escolha será feita através de um sorteio em Brasília (DF). As aulas devem começar em outubro.

Pré-matrícula para ProJovem Urbano começa na segunda-feira

Do JC Online

A pré-matricula para o Programa de Qualificação e Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) começa na próxima segunda-feira (31) no Recife. Podem se inscrever as pessoas que estão na faixa etária dos 18 aos 29 anos interessadas em concluir o ensino fundamental (1ª a 8ª série) no prazo máximo de um ano e meio. A iniciativa abrange as 16 escola-núcleos do Recife localizadas nas seis regiões político-administrativas da cidade (RPAs). O projeto oferece 3.150 vagas, número menor do que no ano passado quando foram ofertadas 5 mil.

As inscrições vão até dia 22 de setembro, das 9h às 16h, em 16 escolas municipais do Recife, com exceção da unidade de ensino municipal Diácono Abel Gueiros localizada na Macaxeira, Zona Norte da capital pernambucana, que fará pré-matrícula no Centro Público de Casa Amarela.

As pessoas devem levar, no ato da inscrição, carteira de identidade, o original e a cópia do comprovante de residência e a declaração de escolaridade - quem não tiver será submetido a uma entrevista para verificar se sabe ler e escrever.

Os alunos terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 100. Se o número de pré-inscritos superar o das vagas disponíveis, a escolha será feita através de um sorteio em Brasília (DF). As aulas devem começar em outubro.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Aplicação do novo Enem custará R$ 100 milhões

A logística para aplicação do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) custará ao Ministério da Educação (MEC) R$ 100 milhões. Foi o que informou nesta quinta-feira (27) o ministro Fernando Haddad, em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Perguntado sobre a possibilidade de adiamento do Enem em função do atraso no início das aulas para evitar o contaminação de alunos pelo vírus Influenza H1N1, Haddad disse que a definição de uma nova data não é possível devido à logística de aplicação das provas.

“São milhares de salas de aplicação de provas pelo país, o Enem será realizado em quase 2 mil municípios. Na verdade nós já adiamos o Enem em cinco semanas porque nos anos anteriores ele era feito em agosto. Em 2009 nós adiamos para outubro em função das especifidades da nova prova”.

A partir de 2009, o Enem servirá como forma de ingresso em pelo menos 40 das 55 universidades federais. Cerca de 4,5 milhões de estudantes se inscreveram para participar da prova.

Segundo o ministro, a proposta feita aos reitores das instituições públicas é de que até 2011 o Enem substitua totalmente o vestibular tradicional. “Estipulamos um prazo de transição de três anos para acabar com o vestibular tradicional e permitir o acesso facilitado do aluno ao ensino superior”.

Ele afirmou que o Brasil está "100 anos atrasado" na unificação do vestibular, ao lembrar que em 1900 o Estados Unidos extinguiu o antigo processo seletivo e criou um exame chamado Scholastic Aptitude Test (SAT).

Na avaliação de Haddad, antes as universidades brasileiras não usavam o Enem como forma de acesso porque a prova era “acanhada”. “O antigo Enem tinha dois problemas: ele não era comparável no tempo e não cobria todo o conteúdo do ensino médio. Ele só aferia as competências, mas era uma prova acanhada", disse.

O ministro afirmou que o vestibular tradicional é uma “tortura” para os estudantes e tranquilizou os candidatos que participarão do Enem. “A pessoa que está preparada para o vestibular está mais do que preparada para o novo Enem. O que vai ser cobrado é capacidade de raciocínio. O que queremos do jovem é que ele tenha criatividade e capacidade de análise”.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Processos formativos no contexto virtual

Thelma Panerai Alves*

Os processos formativos à distância surgiram no final do século XIX. Naquela época, e até pouco tempo atrás, eram considerados de segunda categoria. Inicialmente, eram processos que se desenvolviam por correspondência; depois, por rádio; mais tarde, por televisão; e, atualmente, com a evolução e a convergência das tecnologias, por Internet.

A sucessão de etapas ou de gerações foi surgindo e foi sendo adotada na medida em que os avanços tecnológicos e os estudos sobre esta modalidade indicavam uma melhora no processo educativo. Em muitos países, algumas destas etapas coincidem. Um exemplo ilustrativo ocorre na África, onde alguns países incentivam o ensino por correspondência e por rádio; ou na China, onde o rádio e a TV são as tecnologias mais utilizadas pelas instituições educativas.

O contexto virtual proporciona às pessoas um grau de interação distinto do que acontecia nas outras modalidades de educação à distância até então conhecidas, como o rádio e a TV - que eram unidirecionais. Neste contexto, o processo bidirecional ou multidirecional pode facilitar a aprendizagem tanto no sentido horizontal (entre alunos), como no sentido vertical (entre professores e alunos).

Além disso, o contexto virtual permite dois tipos de comunicação: a síncrona (simultânea) e a assíncrona (em momentos diferentes). Estas potencialidades podem facilitar a integração, a cooperação e o desenvolvimento de pessoas ou de grupos de uma mesma cultura, ou de culturas distintas.

Os processos de ensino-aprendizagem que ocorrem no contexto virtual não são indicados para todos os tipos de professores e nem para todos os tipos de alunos. Muitas pessoas necessitam do contato presencial com o professor e com os demais alunos. E isso é inegável.

Estudos recentes revelam o perfil dos alunos que se adaptam melhor a este ambiente de aprendizagem: são alunos que têm entre 25 e 40 anos, que trabalham, que têm família para sustentar e que têm objetivos pessoais e/ou profissionais muito bem definidos.

Portanto, são alunos que têm muito claro o que querem, mas que não podem participar das classes presenciais - por problemas laborais, econômicos, familiares, de distância, de tempo, de saúde, de reclusão, de estado civil etc. Normalmente, os alunos com menos de 25 anos e com uma vida mais descomprometida, preferem o ambiente presencial e a interação direta.

Existem alguns aspectos bastante positivos na aprendizagem através de Internet, principalmente no que se refere à autonomia dos alunos em seu processo de aprendizagem. Os alunos que participam de um processo de ensino-aprendizagem através de Internet, em geral, possuem uma menor dependência em relação ao professor. São alunos mais ativos e decididos, que tendem a buscar informações corretas e atualizadas, a refletir criticamente sobre elas, a selecionar as melhores informações e a adaptá-las às suas necessidades e interesses. Obviamente, estou falando em tendência, pois não se pode generalizar.

É importante registrar, também como aspecto positivo, que esta modalidade oferece flexibilidade de horários, de ritmos, de espaços de aprendizagem, de estilos de aprendizagem e, principalmente, pode aproximar os processos educativos aos interesses pessoais e coletivos, sejam eles profissionais, sociais, econômicos ou culturais.

Na minha opinião, a educação no contexto virtual não deve ser vista como uma modalidade que substituirá a educação no contexto presencial. Ela deve ser vista como uma modalidade alternativa, que permite ampliar a oferta formativa e que, por ter as características que tem, facilita a aprendizagem e o desenvolvimento de pessoas que se encontram nos mais diferentes lugares do planeta e que possuem interesses comuns - mas que não puderam, ou não podem, participar do sistema presencial por distintos motivos.

A coexistência de diferentes modalidades de processos formativos, com estudos científicos cada vez mais aprofundados sobre suas especificidades e características, beneficia e enriquece os processos de ensino-aprendizagem em cada ambiente, amplia a oferta formativa e contribui para o desenvolvimento da sociedade em geral.

*Doutora em Inovação Educativa pela Universidad de Deusto, Espanha, com Especialização em Lingüística Aplicada.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Decisão difícil

Chegou a hora de escolher qual carreira seguir. Você já está decidido? Especialistas dão dicas de como escolher a profissão com tranquilidade

Já estamos no semestre letivo e você, com certeza, está se preparando para o Vestibular. Revisou sua redação, reforçou os exercícios de química, física, biologia, repassou o inglês. Agora, diga a verdade. Você está plenamente decidido quanto à carreira que pretende trilhar daqui para frente? Ou tem uma "vaga idéia"? Quer algo em Humanas, mas está indeciso entre Jornalismo e História? Ou prefere Exatas, mas se divide em Matemática e Engenharia Mecatrônica? Medicina? Pedagogia? Ou ainda, Quiropraxia! Não escolheu? Bem, fique tranqüilo. Decidir por uma profissão não precisa ser um monstro de sete cabeças. E não só isso. Essa é uma "angústia" comum a todos os jovens que entram na universidade.

Hoje em dia, o leque de opções para os pré-universitários é muito mais amplo do que há alguns anos. Até algum tempo, o número de profissões era restrito a poucas grandes áreas. Certamente você já deve ter ouvido de seus avós que o melhor mesmo é optar por carreiras mais "garantidas", como Direito, Medicina ou Engenharia. Nos últimos 20 anos, porém, o mercado de trabalho, cada vez mais, tem buscado profissionais mais especializados, que conhecem os detalhes de determinado setor (vide a multiplicação das "Engenharias", antes restritas a Civil, Mecânica, etc).

"O processo é muito mais complexo atualmente. A realidade externa agrava ainda mais a situação, tornando a decisão muito mais séria e aflitiva", explica a coordenadora do Serviço de Orientação Profissional do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), Yvette Piha Lehman.

Some, portanto, as dificuldades naturais da escolha à crescente pressão gerada pelas crises da economia. O resultado é uma bola de neve, que cresce a cada novo fator adicionado - ambição, família, amigos. "Esse contexto atual tem pesado bastante nos jovens. Escolha é um processo de exclusão e se torna um peso para eles. A realidade impede uma escolha mais tranqüila".

Se o seu pensamento imediato foi de trocar o seu sonho por algo rentável, tome cuidado. Abandonar sua meta pode se tornar um peso muito maior do que o medo do fracasso futuro. "Hoje, a tendência do jovem é abrir mão das coisas que ele quer, mesmo sabendo que precisa defendê-las. A sensação que ele tem é que precisa buscar aquilo que vai dar garantias no futuro", esclarece Yvette. O ideal, obviamente, é combinar aquele seu desejo secreto de infância (astronauta?) com algo que possa dar algum retorno financeiro. "Esses fatores não são excludentes. É preciso ter confiança para agenciar o prazer com os rumos do mercado".

Portanto, é preciso estar preparado. Como você deve imaginar, não existem "fórmulas mágicas" para determinar qual profissão é mais adequada ao perfil de cada estudante pré-universitário. Sendo assim, não tenha pressa para escolher sua carreira. Se você já sabe em qual área se sente melhor, procure conhecer seus cursos e, principalmente, o dia a dia dos profissionais. Assim, é possível evitar surpresas.

"A primeira coisa a fazer é conhecer a carreira. Buscar informações sobre o curso, sobre a profissão, mercado de trabalho", orienta a coordenadora do Laboratório de Orientação Profissional da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Dulce Helena Soares, autora do livro "A escolha profissional: do Jovem ao Adulto".

"Nós vemos muitos jovens desistindo da carreira porque idealizam determinados cursos. Busque informações concretas. Entreviste os profissionais, visite locais de trabalho, conheça a rotina", alerta Dulce. Se você já tem certeza da carreira que deseja trilhar e conhece os detalhes do exercício da profissão, passe agora à segunda fase: coloque em prática o seu auto-conhecimento.

Compare as informações que coletou com o seu objetivo profissional. E não se esqueça de pesar na balança absolutamente tudo - prós e contras. "O mais importante é a informação profissional. Em um segundo momento é que ele vai avaliar se gosta mesmo, ou não, da carreira".

Ok, reconhecemos que é mesmo um momento difícil. As pressões vêm de todos os lados. Além do mercado e da própria cobrança, existe ainda a pressão dos amigos, da família, dos professores. Mas lembre-se, escolher uma profissão não precisa ser um momento de crise.

É natural que você se sinta angustiado, uma vez que tomará uma decisão importante para sua vida. Procure fazer dessa fase algo marcante, e não se preocupe em acertar logo na primeira tentativa. "A escolha não é para toda vida. Cada vez mais as pessoas estão mudando de profissão. Pense que mudar a rota não é um erro, é apenas uma passagem", encerra Dulce.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Inscrições para vestibular seriado da UPE começam nesta terça

Do JC Online

Começam nesta terça-feira (25) as inscrições para o vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE), que deverão ser feitas exclusivamente pela internet. Os feras terão até o dia 30 de setembro para se inscrever no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e pagar a taxa de R$ 40.

As provas serão realizadas no dia 15 de novembro, tanto para os estudantes que agora estão no 2°ano do ensino médio e participaram do SSA no ano passado (triênio 2008/2010), quanto para os alunos do 1° ano, que participam do vestibular seriado da UPE pela primeira vez (triênio 2009/2011). A previsão é de que o resultado dos aprovados seja divulgado até o dia 31 de janeiro de 2010.

A quantidade de questões da prova será mantida, no entanto, o que vai mudar é a distrubuição delas. Das 60, seis serão para cada disciplina, incluindo sociologia e filosofia. No ano passado, porém, eram sete perguntas das demais disciplinas, duas de sociologia e duas de filosofia.

Em 2008, 18 mil feras se inscreveram no SSA. Atualmente, 20% das vagas totais oferecidas pela universidade são reservadas aos alunos do vestibular seriado. No entanto, o reitor da UPE, professor Carlos Calado, sinaliza que esse percentual pode ser alterado. "A tendência é fortalecermos o processo. No triênio 2010/2013 deveremos aumentar o percentual de vagas reservado ao Sistema Seriado de Avaliação", ressaltou.

domingo, 23 de agosto de 2009

ISENÇÕES PARA VESTIBULAR 2009 UFPE

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através do si te www.cov est.com.br,
de 24 a 26 de agosto de 2009.

No dia 28 de agosto de 2009, será publicada no site da Covest-Copset a lista dos candidatos pré-qualificados que concorrerão às isenções integrais ou parciais.
Os candidatos cujos nomes constarem da listagem de pré-qualificação deverão enviar a seguinte
documentação para a sede da Covest-Copset, postada impreterivelmente no período de 28 de
agosto até o dia 02 de setembro de 2009:

a) cópia de documento de identificação do candidato (frente e verso);
b) declaração do Estabelecimento de Ensino, em papel timbrado, que o candidato está cursando o
terceiro ano do Ensino Médio.

NA HIPÓTESE DO CANDIDATO NÃO ESTAR INSCRITO NO CADÚNICO DO
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL:
a) conta de energia elétrica do imóvel de domicílio familiar, relativa ao mês de junho de 2009
(mesmo que não esteja quitada);
e) comprovante de renda dos membros do domicílio familiar (comprovante bancário de benefícios do INSS, ou cópias de Contrato de Trabalho ou da Carteira Profissional);
f) No caso de autônomos ou desempregados, declaração do próprio punho expondo sua condição,
ou folha da Carteira Profissional com a Rescisão do Contrato de Trabalho. Caso o candidato seja
menor de idade, a declaração ou cópia da carteira profissional deverá ser firmada pelo pai ou
responsável.

Os documentos deverão ser fornecidos em cópias autenticadas.
A documentação deverá ser enviada, exclusivamente, através dos Correios, postada até o dia 02 de setembro de 2009, através de carta registrada, para o endereço: COVEST-COPSET – Rua Amaury de Medeiros, 206 – CEP: 52010-120 – Derby – Recife – PE.

Correspondência postada depois do dia 02 de setembro de 2009, inabilita o postulante à
isenção.

sábado, 22 de agosto de 2009

Justiça cassa liminar que prorroga inscrições do Enem

Pela determinação, quem não se inscreveu até o dia 19 de julho não poderá fazer a avaliação


Foi cassada, na noite de ontem, a liminar que garantia a reabertura das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, do Rio de Janeiro. Pela determinação, quem não se inscreveu até o dia 19 de julho não poderá participar da avaliação. Mais de 4,5 milhões de candidatos fizeram seu cadastro. A medida liminar foi concedida pela Justiça Federal do Rio, no início desta semana, depois que o irmão de uma candidata, Walter Noro, que não conseguiu fazer a inscrição por ter dado inválido seu CPF, reclamou ao Ministério Público Federal os problemas com o site e o fato de sua irmã não ter conseguido se inscrever.

No calendário oficial do exame, as inscrições se encerraram no mês passado, no entanto, o pedido do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro garantiu a liminar, obrigando o Ministério da Educação (MEC) a prorrogar o prazo até o próximo dia 28 de agosto. O órgão entendeu que o Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), ligado ao MEC e responsável pela aplicação do concurso, não poderia exigir dos candidatos o CPF no ato da inscrição, já que a maior parte dos estudantes são menores de idade e, portanto, não são obrigados a ter cadastro no Ministério da Fazenda. Depois da denúncia ao MPF, a queixa foi encaminhada à procuradora Marcia Morgado Miranda, que entrou com uma ação.

Mas, o que seria uma luz no fim do túnel para diversos estudantes que não puderam se inscrever pelo mesmo problema ou por não possuir o documento - e não haver tempo hábil para a retirada do CPF - foi por água abaixo, ao menos, momentaneamente. O MEC recorreu e ganhou a cassação da liminar. O Inep explicou que, somente este ano, se tornou obrigatório o CPF para evitar inscrições em duplicidade. O instituto informou ainda que 4,5 milhões de candidatos se inscreveram para o exame, que será aplicado em 1,619 municípios do Brasil. A prova consiste em 180 questões e uma redação.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Menina de 4 anos sofre abuso sexual em São Lourenço da Mata

Do JC Online

Uma menina de 4 anos sofreu abuso sexual na madrugada desta sexta-feira (21) em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. O acusado, Leandro Guedes da Silva, de 19 anos, é vizinho da vítima.

Segundo a delegada responsável pelo caso, Lídia Barci, o homem teria entrado na residência sem a mãe da garota perceber. O fato teria sido relatado pela própria criança. O exame realizado nesta sexta-feira (21) no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife apontou o rompimento parcial do hímen da garota.

O acusado, que diz não ter cometido o crime, vai ser encaminhado para o Centro de Triagem (Cotel) em Abreu e Lima e pode pegar de oito a quinze anos de reclusão. Segundo a delegada, Leandro Guedes estava alcoolizado na hora do fato. A vítima foi levada ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) para receber assistência médica.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cronograma do Vestibular 2010 da UFPE

DATA

EVENTO

24/08 a 26/08

Solicitação de isenção da taxa de inscrição (apenas via internet)

28/08 a 24/09

Inscrições para o Vestibular 2010 UFPE (apenas via internet)

19/09/2009

Publicação nominal dos candidatos beneficiados com Isenção Total ou Parcial da taxa de inscrição

21/09 a 24/09

Inscrição dos candidatos que obtiveram isenção da taxa de inscrição

25/09/2009

- Último dia para pagamento de boleto referente a taxa de inscrição.
- Último dia para portador de necessidades especiais requerer atendimento especial durante a aplicação das provas.

03/10 e 04/10/2009

Aplicação das provas da Primeira Etapa - Provas do Enem

08/11/2009

Teste de Habilidades Específicas – Solfejo - para todos os candidatos ao Curso de Música (Bacharelado e Licenciatura)

Até 11/11/2009

Divulgação dos Resultados da Prova de Solfejo

15/11/2009

- Teste de Habilidades Específicas – Instrumento - para os candidatos ao Curso de Música (Bacharelado/Instrumento e Bacharelado/Canto)
- Teste de Aptidão para Dança para os candidatos ao curso de Licenciatura em Dança

Até 18/11/2009

- Resultado Final do Teste de Habilidade em Música
- Resultado Final do Teste de Aptidão para Dança

20/12 e 21/12/2009

Aplicação das provas da segunda etapa

22/12/2009

Aplicação das provas da segunda etapa

Até 31/01/2010

Resultado do Vestibular 2010

Esse é meu lindo filho Renan. Que futuro está reservado para ele?? Pudera eu guiá-lo bem e corretamente.

"PV não está preparado para receber Marina Silva", diz ministro da Cultura

19/08/2009 - 13h06

da Folha Online

Durante a sabatina promovida pela Folha nesta quarta-feira (19), o ministro da Cultura, Juca Ferreira, comentou a possibilidade da senadora Marina Silva se candidatar à presidência em 2010. "[A possível candidatura] é legítima e positiva. A Marina é uma senadora qualificada e é um reconhecimento de sua integridade", afirmou.

O ministro ainda falou sobre o provável ingresso de Marina Silva ao Partido Verde. Nesta quarta-feira, a senadora anunciou sua saída do PT afirmando que agora se sente livre para fazer parte de outro partido. Entretanto, Marina Silva não confirmou se aceitará o convite do PV.

"Acho que o Partido Verde é mais problemático que a Marina", afirmou o ministro, completando que o partido vive hoje "uma crise profunda". "O PV não está preparado para receber a Marina. O grande perigo é que a questão ambiental em si não é capaz de mobilizar o eleitorado. Prefiro trabalhar com a ideia de alianças."

Questionado por Gilberto Dimenstein, membro do Conselho Editorial de Folha, se votaria em Marina Silva para presidente, Juca Ferreira preferiu não responder. Na sabatina, o ministro ainda é entrevistado por Sylvia Colombo, editora da Ilustrada, pelos repórteres Marcio Aith e Ana Paula Sousa e também responde a perguntas da plateia presente no Teatro Folha.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O Livro sobre Nada

Manoel de Barros


  • Com pedaços de mim eu monto um ser atônito.
  • Tudo que não invento é falso.
  • Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira.
  • Não pode haver ausência de boca nas palavras: nenhuma fique desamparada do ser que a revelou.
  • É mais fácil fazer da tolice um regalo do que da sensatez.
  • Sempre que desejo contar alguma coisa, não faço nada; mas se não desejo contar nada, faço poesia.
  • Melhor jeito que achei para me conhecer foi fazendo o contrário.
  • A inércia é o meu ato principal.
  • Há histórias tão verdadeiras que às vezes parece que são inventadas.
  • O artista é um erro da natureza. Beethoven foi um erro perfeito.
  • A terapia literária consiste em desarrumar a linguagem a ponto que ela expresse nossos mais fundos desejos.
  • Quero a palavra que sirva na boca dos passarinhos.
  • Por pudor sou impuro.
  • Não preciso do fim para chegar.
  • De tudo haveria de ficar para nós um sentimento longínquo de coisa esquecida na terra — Como um lápis numa península.
  • Do lugar onde estou já fui embora.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Um dia na praia

que felicidade é poder ir em família ver o mar.
Hoje em meio a areia, peixe frito e maresia tive a paz e a alegria que precisava. As energias são revigoradas.

Dia que fica para ser lembrado.

sábado, 8 de agosto de 2009

Versos Íntimos


Augusto dos Anjos


Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Uma escola exemplar

Não é qualquer um que pode dizer que faz parte de um escola onde todos estão integrados para fazer as coisas acontecerem. É por isso que trabalhar na ESPAM faz muita gente se sentir orgulhosa.
O posicionamento de alunos e professores diante do movimento grevista no nosso estado foi exemplar. Houve muita união.
Parabens a todos que fizeram parte deste processo e espero que continuemos juntos na luta contra as injustiças cometidas pelo Estado na pessoa do governador diante da classe já tão explorada em todos os sentidos que é a dos professores.