Os professores da rede estadual de ensino realizam, nesta quinta-feira, a primeira assembleia do ano, que marca o início da Campanha Salarial 2010. O encontro acontece às 9h, na quadra do IEP, centro do Recife. Como os educadores têm direito por lei à participar da assembleia, alguns alunos poderão ficar sem aula durante o período da manhã.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), a pauta traz pontos como valorização profissional, considerando as pendências no que diz respeito à Lei 11.738/2008, que prevê implantação do Piso Salarial Nacional dos Profissionais do Magistério e seus respectivos reajustes anuais que deveriam ser concedidos nos meses de janeiro de 20009 e 2010 e a reformulação do Plano de Cargos e Carreira (PCC). Durante a assembleia, também será definido o calendário de mobilização, novas assembleias e paralisações.
A campanha de 2010 começa mais cedo devido à Lei Eleitoral 9.504/97, que proíbe qualquer tipo de reajuste ao servidor a partir dos 180 dias que antecedem as eleições, que acontecem em outubro.
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Professores da rede estadual de PE realizam primeira assembleia do ano
sábado, 27 de fevereiro de 2010
Matrícula para feras aprovados no 3º remanejamento da UPE será na terça
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
UFPE estuda como vai preencher 188 vagas que sobraram no vestibular
Cento e oitenta e oito vagas do Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) não foram preenchidas. O maior número de postos ociosos está nas licenciaturas (física, química e matemática) da unidade acadêmica de Caruaru, no Agreste, com 113 vagas. Em seguida, vem o Conjunto das Engenharias (CTG), com 52 vagas. Depois, expressão gráfica (12) e música (11), ambos no Recife. Caberá ao Conselho Universitário decidir se haverá ou não um novo vestibular para ocupação dessas vagas. Mas não é o que defende o reitor Amaro Lins.
“Não há tempo para um novo vestibular. São poucas vagas ociosas. Vamos avaliar no Conselho Universitário qual a melhor forma para preenchê-las. Uma das alternativas seria colocá-las no Sistema de Seleção Unificada. Mas acredito que não é simples porque esse sistema está em andamento”, diz o reitor. “Outra possibilidade seria abrir um edital, com novas regras para preenchimento das vagas”, afirma Amaro Lins, que está em Brasília. O reitor vai tentar conversar nesta quarta-feira com a secretária de ensino superior do Ministério da Educação (MEC), Maria Paula Dallari Bucci. “Ela poderá dizer se há condições de incluir as vagas no Sisu.”
O ano letivo na UFPE começa no dia 8. A maioria das vagas ociosas refere-se ao segundo semestre. A previsão é que a reunião do Conselho Universitário que tratará do assunto aconteça no próximo mês. A sobra de vagas era prevista nos cursos de física de Caruaru e expressão gráfica no Recife, já que ambos tiveram menos de um candidato por vaga (0,6 foi a concorrência). Em matemática e química de Caruaru não houve aprovados.
Para o Conjunto das Engenharias, a justificativa não foi a falta de candidatos. A concorrência, de 5,4 estudantes por vaga, demonstrou que 3.537 feras disputaram as 655 vagas. Desses, 603 conseguiram aprovação. Os demais, 2.934, não passaram. Boa parte foi eliminada pelo ponto de corte. Apenas o CTG tem ponto de corte na segunda fase do vestibular. Para não ser desclassificado, o estudante deve somar no mínimo 2,5 pontos nas provas de matemática, física e química (em cada uma).
PONTO DE CORTE - “Adotamos o ponto de corte para melhorar o nível dos alunos ingressantes”, ressalta o diretor do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), Edmilson Santos de Lima. Ele disse que ficou surpreso com a sobra das vagas, embora não encare isso como um problema. “Mas se depender de nós do CTG, o ponto de corte não vai baixar. Defenderemos no Conselho Universitário a realização de um novo vestibular”, afirma.
Há três anos, o vestibulando, em vez de se inscrever para uma das engenharias, concorre ao conjunto delas. Durante o primeiro ano, todos os aprovados cumprem o mesmo currículo. Após os dois semestres iniciais, eles definem qual das 10 engenharias vão seguir. “Com a unificação do vestibular, a evasão e a retenção diminuíram. O desempenho dos alunos no novo modelo também é melhor”, observa o diretor do CTG.
“As provas da segunda fase foram muito difíceis. O nível foi maior que o do vestibular anterior. Vou torcer para que haja um novo vestibular, pois terei outra chance de tentar entrar na UFPE”, diz a estudante Marjjorie Elizabeth da Costa, 17 anos, candidata reprovada no CTG.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Rural fará nova seleção para preencher as vagas
A instituição, entretanto, só poderá informar quantas vagas serão disponibilizadas para a terceira etapa depois que os aprovados na segunda fase de inscrições efetuarem as matrículas. Esse processo ocorrerá de amanhã até sexta-feira.
A perspectiva de uma terceira seleção anima os feras que participaram do Enem e que ainda não conseguiram uma vaga na Universidade Federal Rural
O processo seletivo contempla 40 cursos nos câmpus do Recife e nas unidades acadêmicas de Garanhuns, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão. A matrícula dos aprovados na terceira etapa ocorrerá de 9 a 12 de março.
UFPE - Enquanto a Rural ainda tenta preencher todas as vagas, a Federal dá início ao processo de matrículas. O processo começa hoje e segue até a próxima sexta-feira para os novatos que vão estudar nos câmpus do Recife, Vitória de Santo Antão (Zona da Mata) e Caruaru (Agreste).
domingo, 21 de fevereiro de 2010
UFRPE abre inscrições para graduações na modalidade Ensino a Distância
Os feras podem optar por seis cursos: bacharelado em administração pública, bacharelado em sistema de informação, licenciatura em computação, licenciatura em história, licenciatura em língua portuguesa e licenciatura em artes visuais digitais.
São 510 vagas para matrícula no primeiro semestre letivo de 2010, distribuídas nos polos localizados nos municípios de Carpina, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Nazaré da Mata, Olinda, Pesqueira, Petrolina e Recife.
A matrícula dos candidatos classificados nos cursos da UFRPE, na modalidade a distância, será efetuada de 25 a 29 de março, no polo escolhido pelo candidato no ato da inscrição.
Confira o edital e mais informações no site da EAD.
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Paradigma Disney

Sean Weitner, em artigo na revista eletrônica Flak, ironizou a fórmula Disney dos filmes recentes, resumindo-a no seguinte texto-base a ser preenchido:
“(_PROTAGONISTA_), que é voluntarioso(a) e ingênuo(a), foi criado(a) sem mãe e é um(a) (_DEFINIÇÃO_) (_ADJETIVO1_) e (_ADJETIVO2_), e por isso é visto(a) como inferior pelo resto de sua comunidade. Ele(a) entra em contacto com (_GRUPO SUPERIOR_), dos quais um é seu objeto de afeição, (_PAR_), e outro é o vilão, (_ANTAGONISTA_), que é motivado por cobiça e orgulho. (_PROTAGONISTA_), seguido por um (_AMIGO_), um (_MASCOTE_) e uma musiquinha animada, quer evoluir aos olhos tanto de sua comunidade quanto dos (_GRUPO SUPERIOR_), e portanto precisa amadurecer e se assimilar a eles. Ele(a) consegue se superar e amadurece, mas fica tão acomodado(a) no novo ambiente que (_ANTAGONISTA_) acaba conseguindo (_O DANO PROVOCADO_) e ameaça toda a (_COMUNIDADE ORIGINAL_). Usando as lições de seu amaturecimento, (_PROTAGONISTA_) deixa de lado os frutos da inclusão social para combater o mal. Com uma ajuda nada pequena dos (_AMIGO E MASCOTE_)/(_COMUNIDADE ORIGINAL_), que acabaram se dando conta que o amadurecimento de (_PROTAGONISTA_) foi em resposta à sua incapacidade de (_O DEFEITO DELES_), (_ANTAGONISTA_) é derrotado(a). (_PROTAGONISTA_) se eleva a uma posição de respeito e poder em relação a sua comunidade original, e ele(a) termina junto com (_PAR_).sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
As pérolas do ENEM

O tema da redação do Enem 2009 foi Aquecimento Global, e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades. Lá vão:
1) "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta." (percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio)
2) "A amazônia é explorada de forma piedosa." (boa)
3) "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar planeta." (tamo junto nessa, companheiro. Mais juntos, impossível)
4) "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu." (e na velocidade 5!)
5) "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta." (pra deixar bem claro o tamanho da destruição)
6) "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação." (pleonasmo é a lei)
7) "Espero que o desmatamento seja instinto." (selvagem)
8) "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo." (o verdadeiro milagre da vida)
9) "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta." (também fiquei emocionado com essa)
10) "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis." (todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável)
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Memorando de Vogler

Em 1989, o executivo dos estúdios Walt Disney Christopher Vogler redigiu e fez circular um memorando interno intitulado "Guia Prático para o Herói de Mil Faces", no qual identificava um modelo específico de estrutura narrativa bem-sucedida para desenhos animados de longa-metragem e propunha aos roteiristas que se inspirassem nele para elaborar novas histórias que se tornassem sucesso de bilheteria. Na década seguinte, o memorando foi publicado como o livro "A Jornada do Escritor" e chamou a atenção dos roteiristas de Hollywood como uma fórmula rígida e garantida de fazer sucesso com desenhos longas na indústria cinematográfica. O texto, que ficou conhecido como "O Memorando de Vogler", tornou-se canônico em Hollywood e inspirou também outros roteiros, não só de desenhos de estúdios concorrentes (como "FormiguinhaZ"), mas inclusive filmes com atores (como a série Matrix).
De fato, os 10 longas-metragens produzidos pelos estúdios Disney entre 1989 (A Pequena Sereia) e 1998 (Mulan) seguem a mesma estrutura narrativa paradigmática, como pode ser verificado na análise feita sobre "O Paradigma Disney". Em todos eles, com ligeiras adaptações, o protagonista é uma pessoa excluída de seu meio social (como Aladdin em Agrabah e Hércules entre os gregos) que sonha com uma vida distinta (o que é representado em canções como "Part of Your World", "Where I Belong" e "Belle (reprise)"). O protagonista é sempre selecionado pelo vilão como instrumento ou "isca" para atingir seu objetivo (como Úrsula, Jafar e Scar fazem com Ariel, Aladdin e Simba) mas, ao contrariá-lo, acaba se tornando seu pior inimigo. Casualmente, ele encontra um companheiro de jornada (que também funciona como comic relief) e também um par romântico. Em determinado momento, o vilão obtém uma reviravolta e submete o herói, que consegue se desvencilhar com a ajuda do companheiro e enfrenta o vilão no confronto final. No final, necessariamente, o herói vence e conquista o par romântico (como Eric, Jasmine e Nala, respectivamente).
Curiosamente, o livro e o memorando foram inspirados no trabalho de Joseph Campbell sobre o monomito, que em si é uma análise de mitos de diferentes culturas, imbuída de crítica à repetição industrial de fórmulas. Paradoxalmente, o teor crítico de Campbell foi apropriado por Vogler para desenvolver e reforçar a fórmula da estrutura narrativa industrial da Walt Disney.
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Cálculo da data do Carnaval
Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.
ORAÇÃO DO CONCURSEIRO

Vaga nossa que está no Serviço Público,
Azarado seja o nosso concorrente.
Seja correta a nossa resposta
Assim na certeza como no chute.
O cursinho nosso de cada dia que pagamos até hoje,
Justificai as nossas despesas
Assim como nós justificamos as respostas
dissertativas.
E não nos deixai cair em tentação,
Mas livrai-nos do pau.
Amém!
domingo, 14 de fevereiro de 2010
INDICO: Invictus

Invictus acompanha o período em que Nelson Mandela (Morgan Freeman) sai da prisão em 1990, torna-se presidente em 1994 e os anos subsequentes. Na tentativa de diminuir a segregação racial na África do Sul, o rugby é utilizado para tentar amenizar o fosso entre negros e brancos, fomentado por quase 40 anos. O jogador Francois Pienaar (Matt Damon) é o capitão do time e será o principal parceiro de Mandela na empreitada.
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Inscrição para nova seleção do Enem começa na Segunda-Feira de Carnaval
O ano parece não terminar para os feras que fizeram o Vestibular 2010. Depois de passar o Natal e Ano Novo na expectativa do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem), agora é a vez do Carnaval. Pelo menos para aqueles que não passaram na primeira etapa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).Nas segunda e terceira fases ficarão disponíveis apenas as vagas que não foram ocupadas na etapa anterior. As inscrições começam na Segunda-Feira de Carnaval (15), às 5h. O processo de escolha será o mesmo da primeira etapa.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
AVATAR - Sinopse

No épico de ação e aventura AVATAR, James Cameron, diretor de Titanic, nos leva a um mundo espetacular, além da nossa imaginação. Na distante lua Pandora, um herói relutante embarca em uma jornada de redenção e descoberta, liderando uma batalha heróica para salvar a civilização. O filme foi idealizado por Cameron há 14 anos, quando ainda não existiam meios para concretizar suas ideias. Agora, após quatro anos do trabalho de produção real, AVATAR nos proporciona uma inovadora experiência de imersão total no cinema, em que a tecnologia revolucionária que foi inventada para realizar o filme se dilui na emoção dos personagens e na história arrebatadora.
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Senão ou se não?
Caso não dê para você vir, não tem problema.
As duas orações acima não têm o mesmo sentido?
Agora, observe:
O que é isso, senão uma briga?
O que é isso, caso não uma briga?
A substituição feita acima de “senão” por “caso não” foi insatisfatória, pois não ficou coerente, não tem sentido!
Logo, percebemos que “se não” e “senão” NÃO possuem o mesmo significado, uma vez que não podem ser substituídos pela mesma expressão.
Use “se não” (união da conjunção se + advérbio não) quando puder trocar por “caso não”, “quando não” ou quando a conjunção “se” for integrante e estiver introduzindo uma oração objetiva direta: Perguntei a ela se não queria dormir em minha casa.
Use “senão” quando puder substituir por “do contrário”, “de outro modo”, “caso contrário”, “porém”, “a não ser”, “mas sim”, “mas também”.
Veja alguns exemplos:
a) Você tem de comer toda a comida do prato, senão é desperdício. (de outro modo)
b) Se o clima estiver bom você vai, senão não vai. (do contrário)
c) Não lhe resta outra coisa senão pedir perdão. (a não ser)
d) Se não fosse o trânsito, não tinha me atrasado. (caso não)
e) Não fui eu se não der certo. (caso não)
PROUNI - Pré-seleção e aprovação
Encerrado o prazo de inscrição, o Sistema do ProUni classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem.
Os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante a documentação que julgar necessária.
é facultado às instituições a realização de processo seletivo próprio. Nesses casos, a instituição deve informar previamente os candidatos sobre os critérios de aprovação.
Os candidatos aprovados terão seu nome registrado no Sisprouni, com emissão do Termo de Concessão de Bolsa. Finalizada a primeira etapa, é aberta uma segunda etapa de inscrição, destinada à pré-seleção de candidatos às bolsas que não foram ocupadas na etapa anterior, e que ocorre de forma similar. Os candidatos reprovados na primeira etapa podem se inscrever novamente, assim como os que não participaram da primeira etapa.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Emoção e revolta no enterro do universitário executado por engano

O jovem ganhou fama por ser pobre e ter sido o primeiro colocado da rede pública de ensino no Vestibular das Federais de 2007. Ele cursava o 7º período do curso de biomedicina da UFPE e era estagiário do Hemope. A mãe de Alcides, Maria Luiza do Nascimento, 45, era a mais transtornada. Passou o dia de ontem vestida com o jaleco branco que o filho usava no curso. "Deviam ter me levado, mas não meu filho. Ele morreu no lugar daqueles marginais. Isso não vai ficar assim. Se a polícia não pegá-los eu pego”, garantiu, aos prantos.
Alcides do Nascimento Lins ainda chegou a ser levado para o Hospital Getúlio Vargas (HGV) e depois transferido para o Hospital da Restauração. A Secretaria de Defesa Social (SDS) informou, nesse sábado (6), que o delegado Isaías Novaes assumirá a investigação.
Aluna de escola pública é a primeira colocada do Vestibular 2010 UFPE
Como já é de costume, a área em frente à sede da Covest ficou tomada de candidatos ansiosos por conferir o listão dos classificados. Enquanto crescia a ansiedade do lado de fora, três estudantes já comemoravam a aprovação no processo seletivo universitário mais concorrido do estado.
Bárbara Buril, estudante da Escola do Recife, conseguiu a primeira colocação entre os mais de 38 mil candidatos que ainda permaneciam no páreo por uma vaga na UFPE. Com argumento de classificação cravado em 8,908, a jovem de 18 anos garantiu sua aprovação para o curso de Comunicação Social/Jornalismo.
Quando o reitor Amaro Lins ligou dando os parabéns pela sua aprovação em primeiro lugar, ela pensou se tratar de um trote telefônico. Logo depois pediu para o pai ligar para a Universidade e tentar confirmar a informação. Sim, era verdade. Ela tinha conseguido um feito inédito: pela primeira vez uma estudante de escola pública conquistava a primeira colocação no Vestibular da UFPE.
O também estudante da Escola do Recife, Victor Santos, foi aprovado para Direito, com nota 8,8573. Durante entrevista coletiva, ele disse que o segredo é manter-se focado ao longo do ano, ter uma rotina diária de estudos e não abrir mão do lazer nos fins de semana.
O terceiro lugar ficou com Victor Franco, candidato ao Grupo Engenharias CTG. Com um argumento de classificação 8,8003, ela também foi aprovado na UPE, e ainda não decidiu onde vai estudar.
Mas o relógio já batia 11h e era chegado o momento de abrir os portões para deixar entrar os candidatos ansiosos. Queima de fogos, sobe o som do palco montado para a festa. Em poucos segundos, a massa de estudantes toma todos os espaços reservados à exibição do listão. Muitos comemoram a aprovação e o início de um novo ciclo de estudos.
sábado, 6 de fevereiro de 2010
FILHOS...
PARALELISMO SINTÁTICO E SEMÂNTICO
Diferença entre prefeito mais novo e mais velho é de 70 anos
Portal Terra
BRASÍLIA - A diferença de idade entre o prefeito eleito mais novo do Brasil e o mais idoso é de 70 anos.
FONTE: http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/10/08/e081021335.html
PARALELISMO SINTÁTICO E SEMÂNTICO
Observe que ao traçar um paralelo, o autor do trecho acima se refere a dois substantivos, ambos acompanhados de locuções adjetivas. (prefeito mais novo e prefeito mais idoso), isso mostra que há um paralelismo sintático. Explicando mais minuciosamente: Digamos que o autor do texto houvesse escrito “A diferença de idade entre o prefeito eleito mais novo do Brasil e eleger idosos” estaria, assim, iniciando o paralelo com um substantivo (“prefeito”) terminando com “eleger” (verbo). O que isso causaria? Deixaria o texto empobrecido e truncado, pois não se saberia mais exatamente o que o autor teria querido de dizer. É o que é vulgarmente chamado pelos corretores de "falta de estrutura".
Ou seja: O autor do texto estabelece um paralelo entre PREFEITOS E PREFEITOS. E o que aconteceria se isto fosse alterado? Uma mudança estilística pode ser uma consequência. Observe: “A diferença de idade entre prefeitos e enfermeiras é de 70 anos.” Estranho, não? Pode ficar ainda mais bizarro, observe:
BIBLIOGRAFIA:
FERREIRA, Aurélio B. de Holanda ED. Nova Fronteira. 1999
DE CAMARGO, Thais Colleti – Texto publicado na Folha de S. Paulo em 3 de outubro de 2002.
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Antonomásia
Antonomásia é uma figura de linguagem caracterizada pela substituição por um nome de uma expressão que lembre uma qualidade, característica ou fato que de alguma forma identifique-o.
É uma variante da metonímia Ou seja, uma substituição de um nome por outro que com ele tenha afinidades semânticas. Esta substituição resulta comumente do patrimônio pessoal ou da profissão do indivíduo em causa, conhecidos que Devem ser, ou pelo menos facilmente deduzíveis, pelo receptor de modo a que uma substituição seja compreendida e provoque o efeito desejado.
Bastante utilizadas em literatura, A maioria das antonomásias são espontâneas, sendo Exceções Através de associações Baseadas na atualidade. A sua Utilização PODERÁ ter três motivos; embelezar o texto, definições Reforçar, ou Evitar uma repetição.
As mais vulgarizadas ou conhecidas tornam-se quase míticas ao definirem uma característica ou atributo num indivíduo. Uma comparação um Bondade na Madre Teresa ou um Abnegação em São Francisco de Assis bons exemplos São Paulo.
Outros Exemplos:
- O Filho de Deus (Jesus Cristo)
- O Rei da guitarra (Jimi Hendrix)
- O Rei Lagarto (Jim Morrison)
- A diversão da Cidade (Los Angeles)
- O gênio folk (Bob Dylan)
- A rainha do pop (Madonna)
- O baterista (Neil Peart)
- A voz (Frank Sinatra)
- A perfeição (Maria Seara)
- O Rei do Rock (Elvis Presley)
- A bateria monstruosa (John Bonham)
- O teclado preciso (Ray Manzarek)
- O Rei do Futebol (Pelé)
- O Rei (Roberto Carlos)
- A Rainha dos baixinhos (Xuxa)
- O rei do pop (Michael Jackson)
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Listão do Vestibular do Instituto Federal de Pernambuco sai nesta sexta
Resultado da primeira etapa do Sisu sai às 5h desta sexta
As inscrições no sistema foram encerradas nas últimas horas desta quarta-feira. Também de acordo com o site, até as 18h30 745 mil candidatos haviam efetuado o processo e estariam concorrendo a uma vaga em uma das 51 instituições públicas de ensino superior que aderiram ao Enem como processo seletivo. Só em Pernambuco, foram 50.351 candidatos cadastrados até as 17h56.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
MAIS ATENÇÃO
- O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou mais de 745 mil inscrições até as 18h (horário de Pernambuco), cinco horas antes de terminar o prazo de cadastramento. Isso significa que dos 2,6 milhões de pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que poderiam concorrer a 47.913 vagas, cerca de 30% concluíram o processo até esse horário. O prazo final de inscrição termina às 22h59.
- Antes da saída do listão, programada para acontecer às 11h desta quinta-feira (4), a Covest vai divulgar o nome dos primeiros colocados no Vestibular 2010 da Universidade Federal de Pernambuco, já a partir das 10h.
COMEÇARAM AS AULAS DO MEGA
O Mega Cursos iniciou seus trabalhos com o cursinho préuniversitário nesta semana!
Pelo visto, os alunos estão com todo gás - olha só como estavam concentrados na atividade da minha aula de gramática.
Bem, espero mesmo muito sucess para nós neste ano e que possamos vencer "as pedras do caminho" faladas por Drummond.
bjus a todos
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Listão da UFPE será divulgado na quinta-feira (04/02)
A lista será afixada na sede da entidade, no Derby, e também estará disponível para consulta nos sites da Covest (www.covest.com.br) e da UFPE (www.ufpe.br).