sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Antonomásia

Antonomásia é uma figura de linguagem caracterizada pela substituição por um nome de uma expressão que lembre uma qualidade, característica ou fato que de alguma forma identifique-o.

É uma variante da metonímia Ou seja, uma substituição de um nome por outro que com ele tenha afinidades semânticas. Esta substituição resulta comumente do patrimônio pessoal ou da profissão do indivíduo em causa, conhecidos que Devem ser, ou pelo menos facilmente deduzíveis, pelo receptor de modo a que uma substituição seja compreendida e provoque o efeito desejado.

Bastante utilizadas em literatura, A maioria das antonomásias são espontâneas, sendo Exceções Através de associações Baseadas na atualidade. A sua Utilização PODERÁ ter três motivos; embelezar o texto, definições Reforçar, ou Evitar uma repetição.

As mais vulgarizadas ou conhecidas tornam-se quase míticas ao definirem uma característica ou atributo num indivíduo. Uma comparação um Bondade na Madre Teresa ou um Abnegação em São Francisco de Assis bons exemplos São Paulo.

Outros Exemplos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário